Memorial do Ministério Público do Estado do Espírito Santo

 

O Memorial do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (Memp) foi criado pelo Colégio de Procuradores de Justiça por meio da Resolução nº 007, de 15 de outubro de 2008.

Pela Lei Complementar nº 565 de 2010, que alterou a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (LC nº 95/97), o Memorial foi incluído na estrutura administrativa institucional com a finalidade de preservar a memória institucional sob a coordenação de um membro ativo ou inativo designado pelo Procurador-Geral de Justiça. Para atender ao dispositivo dessa Lei, a Resolução nº 007/2008 foi revogada pela de nº 003/2011.

Desde 2012, o Memorial foi integrado ao Ceaf e tem sido coordenado pelo dirigente desse Centro que está instalado no quarto andar do Complexo Administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça. Dentre as atividades desenvolvidas pelo Memp, destacamos a criação da Galeria dos Procuradores-Gerais de Justiça; a organização de acervo documental; o Projeto de Memória Oral; e o Simpósio Capixaba de Memória Institucional.

Assim, o Memorial do MPES se consolida como um setor que atua com foco no fortalecimento da identidade institucional numa interação permanente entre o presente e o passado.