CNPG elege novo presidente
A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Elda Márcia Moraes Spedo, participou na quarta-feira (24/05) da eleição para o novo presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União(CNPG) para o anuênio 2017/2018. Foi eleito o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Sandro José Neis.
Ele foi eleito por aclamação durante a reunião ordinária do CNPG e tomará posse no dia 14 de junho, sucedendo ao procurador-geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis Lima, eleito em maio de 2016.
O CNPG é um órgão de grande representatividade nacional e que reúne todas as unidades do Ministério Público brasileiro, cabendo-lhe avaliar, periodicamente, a atuação do Ministério Público e estar à frente das grandes discussões que são travadas no Parlamento e que são de interesse institucional, contribuindo, ainda, com as análises e deliberações do próprio Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Sua função é integrar todas as unidades e ramos do Ministério Público; promover intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; e trabalhar pelo aperfeiçoamento da instituição, traçando políticas e planos de atuação uniformes ou integrados que respeitem as peculiaridades regionais.
Participaram da reunião do CNPG 30 procuradores-gerais de Justiça dos ramos do Ministério Público dos Estados e da União.