MPES assina com Instituto Terra termo para recuperação de nascentes

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa), assinou no dia 03/06, Termo de Cooperação com o Instituto Terra, presidido pelo ambientalista e fotógrafo Sebastião Salgado. 
 
Na solenidade, o Procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, comentou a parceria: “nos deixa muito tranquilos sabermos que as pessoas que estão se aliando ao Ministério Público são competentes e que vamos conseguir extrair muitos bons exemplos dessa experiência.”
 
A dirigente do Caoa, Promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro, ressaltou a importância da parceria e de como será possível trabalhar por benefícios ao Meio Ambiente: “o que propus ao Instituto é que eles trabalhem na colaboração conosco e também com o judiciário, para a gente possa estabelecer um programa de educação ambiental dos infratores ambientais […]. A ideia é fazer com que os infratores tenham um curso de educação ambiental, que trabelhe por exemplo ocupaçõs de área de risco, pra que a gente não incorra em outros problemas e que trabalhe a sensibilização em torno da fauna e da flora capixaba. Assim, consequentemente a incidência de uma infração ambiental será diminuída”, comentou.
 
José Armando de Figueiredo Campos, diretor do Instituto Terra, agradeceu em nome da instituição e de seus cofundadores, Sebastião Salgado e a esposa dele, Lélia Deluiz Wanick. ” Estamos muito honrados e agradecemos e nome deles a confiança depositada na instituição e nas pessoas que lá trabalham”. 
 
O Termo oficializou a parceria entre MPES e o Instituto no projeto Olhos d’Água, que tem por objetivo promover a recuperação, proteção e conservação dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, contribuindo para a manutenção dos seus recursos naturais e ampliando a consciência do público, através da educação ambiental, para o uso racional da água e a proteção aos mananciais.