MPES debate funcionamento de unidade que atende pessoas em situação de rua em Vila Velha
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotora de Justiça da 5ª Promotoria Cível de Vila Velha Maria Zumira Teixeira Bowen, com a colaboração do Centro de Apoio de Defesa Comunitária (Caco), realizou uma reunião para tratar de assuntos referentes ao Serviço de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua oferecido no município (Centro Pop). O encontro aconteceu quarta-feira (16/07), às 14h, no auditório da Promotoria de Justiça Cível de Vila Velha.
Participaram também representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), Secretaria Municipal de Prevenção e Combate a Violência, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Polícia Militar, Guarda Municipal e SAMU.
Na reunião foi explicado o que é o Centro POP, que de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais deve, no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando a organização, a mobilização e a participação social, além de ser um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.
Foi discutido o que cada área poderia fazer para uma melhor abordagem de pessoas em situação de rua, como ficaria a região do Centro de Vila Velha, local com mais moradores de rua, e a região de Divino Espírito Santo, onde se encontra o Centro Pop. A Guarda Municipal disponibilizará uma equipe para atender o Centro Pop e instalações de câmeras de segurança, após processo licitatório. Foi acordada uma nova reunião para que possa ser passada as dificuldades e o funcionamento do Centro, e definir estratégias mais eficazes.