MPES expede notificação recomendatória para combater epidemia de dengue em São Mateus
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Segunda Promotoria de Justiça Cível de São Mateus, expediu uma Notificação Recomendatória em face daquele município a fim de implementar medidas de caráter emergencial ao combate à dengue. O MPES, após reunião com diversos órgãos ligados à área da Saúde, como a Superintendência Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e de Obras e Vigilância Sanitária, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, tomou a medida diante de o município não ter concluído os ciclos de combate ao mosquito transmissor e a doença ter se tornado uma epidemia.
Uma das principais áreas atingidas é o balneário de Guriri. Nesse local, identificou-se uma grande incidência da doença, em razão dos terrenos baldios e do grande número de imóveis que permanecem fechados fora do período de temporada.
A notificação recomenda a utilização do transporte denominado “UBV”, conhecido como “Fumacê”. O veículo, segundo se apuou, é usado apenas quando ocorre a epidemia e não de forma preventiva. Em outra frente, recomenda que o prefeito, por meio de decreto, permita a entrada dos agentes de combate à doença nos imóveis fechados, para que possam fazer a pulverização em caixas-d´água, ralos e outros locais propícios para a propagação do mosquito da dengue.