MPES firma termo de parceria com a FDV
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da 12ª Promotoria Cível de Vitória e da Coordenação Regional do Meio Ambiente e Urbanismo da Região Metropolitana, assinou, na quinta-feira (12/02), uma carta de intenções com a Faculdade de Direito de Vitória (FDV). O documento prevê a elaboração e execução de ações que direcionem para a prática de hábitos ambientais saudáveis. A carta de intenções tem a finalidade de facilitar a participação de discentes da FDV na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Além de ajudar as partes a efetuarem acordos futuros, que poderão estabelecer formalmente instrumentos de cooperação com o foco de proteção do meio ambiente, o objetivo é diminuir os impactos das ações humanas e levar conscientização ambiental à população.
A promotora de Justiça chefe da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, Márcia Jacobsen Ferreira da Silva, salientou que o compromisso firmado trará reflexos positivos para a sociedade. “A atitude que vamos tomar juntos, irá refletir não só nas nossas vidas, mas também na sociedade. O MPES estende as mãos para a FDV e em especial para os estudantes. Unidos buscaremos conduzir trabalhos em favor do meio ambiente”, declarou.
Para o promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira, da 12ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória e coordenador de Meio Ambiente e Urbanismo da Região Metropolitana, é essencial essa parceria. “As duas instituições poderão conversar, trocar conhecimentos e assim surgir ideias e sugestões que caminhem para a sustentabilidade”, afirmou.
Para o diretor-geral da FDV, professor Antônio José Ferreira Abikair, esse é um momento de muita satisfação. “Quando a academia fica só entre muros, ela não está cumprindo o seu papel. Por isso, fico muito entusiasmado em ver essa união do MPES com a FDV. Porque dividir com os seus colegas conhecimentos adquiridos em conversas, reuniões e cursos só terá validação se puder ser exercido. Com essa parceria, entramos em um caminho mais que perfeito. Unidos buscaremos conduzir trabalhos que proporcionam melhorias ambientais para a sociedade”, afirmou.
Paula Castello Miguel, diretora-acadêmica da FDV, ressalta também que é um momento de grande satisfação. “A FDV briga pelas mesmas melhorias que o MPES. Então, essa parceria era necessária para juntos construírmos soluções para a nossa sociedade em termos de sustentabilidade”, concluiu.
A procuradora-geral de Justiça em exercício, Elda Márcia Spedo, enalteceu a parceria. “Este é mais um passo do Ministério Público na busca de soluções céleres e eficientes para problemas sociais que necessitam, sem dúvida, de envolvimento daqueles que detêm o conhecimento técnico e acadêmico. Beber da fonte da academia para trazer projetos para a população, sempre trará resultados de excelência”, pontuou.