MPES recomenda investimento em obras urgentes em Nova Venécia

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, recomendou que a prefeitura do município destine R$ 463 mil para obras de infraestrutura na cidade. O município reservou o valor para um evento cultural na cidade,

O MPES constatou em matérias jornalísticas a intenção da administração pública em investir o montante na contratação de três shows de cantores nacionais para a festa de emancipação política do município, a ser realizada em setembro. Para o MPES, se de um lado há previsão para altos investimentos em cultura, do outro falta atenção para demandas importantes a serem realizadas na sede e no interior, sobretudo em razão das fortes chuvas ocorridas no final de 2013.

Na ocasião, a passarela que liga os dois lados do município cortado pelo Rio Cricaré, uma das mais utilizadas pelos pedestres, foi arrastada pela correnteza. A estrutura ainda não foi recuperada, o que provoca sérios prejuízos para a mobilidade urbana local.

Outro motivo de preocupação, sustenta o MPES, é que devido aos estragos provocados pela chuva, o município deixou de arrecadar aproximadamente dois milhões de reais. A situação fica mais alarmante com a constatação de que os repasses realizados pelo Governo do Estado não serão suficientes para retirar a cidade da situação caótica e do débito social existente.

Diante desse contexto, a Promotoria de Justiça recomendou ao prefeito de Nova Venécia que deixe de realizar a festa de emancipação política da cidade e invista os R$ 463 mil em obras emergenciais. A notificação recomendatória foi encaminhada para a Prefeitura Municipal na terça-feira (22/07).