Cerca de três mil pessoas participam de ‘Pedalaço pela paz – Conte até 10’

A manhã do domingo (20/07) foi reservada para praticar esporte e dizer não à violência para quase três mil pessoas que participaram do “Pedalaço pela Paz – Conte atá 10”. Sozinhos, em grupos de amigos ou em família, os ciclistas partiram da Praça do Papa, em Vitória, atravessaram a Terceira Ponte e seguiram até a Praia da Costa, no Libanês, de onde retornaram para o ponto de partida em Vitória.
Durante pouco mais de duas horas de pedalada, mensagens de conscientização para promover a cultura da paz foram passadas de cima de um mini-trio elétrico que guiou o percurso dos ciclistas. “Precisamos pensar mais antes de praticar qualquer ato de violência! Muitas tragédias podem ser evitadas em casa, no trânsito e em todos os lugares que frequentamos! Pense muito bem antes de agir no impulso! Não deixe que ele estrague a sua vida e a de outras pessoas!” enfatizou o Procurador de Justiça Eliezer Siqueira de Sousa.
O evento, realizado pela Central Única das Favelas (Cufa) em parceria com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Governo do Estado, a ONG Espírito Santo em Ação e empresas do setor privado, agradou. “Cada um deve fazer sua parte para combater a violência tão frequente no nosso Estado. Essa é mais uma forma a qual podemos apoiar!”, disse o gerente de projetos James Duarte.
Para ter direito ao Kit do pedalaço (uma camisa e um boné), foi preciso trocar dois quilos de alimentos não perecíveis. Foram arrecadados cerca de 1.500 quilos de produtos que serão doados a entidades sociais da Grande Vitória. Magda e karolyne Nicodaisen, mãe e filha, aprovaram deia. “É sempre bom ajudar a quem precisa, ainda mais em um evento como esse que visa combater a violência. O visual que tivemos ao atravessar a Terceira Ponte também foi outro atrativo”, destacou Magda.
A família Coelho também fez bonito! Em um grupo de nove pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes, eles aproveitaram a oportunidade para se confraternizar. “Mais do que nos reunirmos para andar de bicicleta, foi maravilhoso podermos apreciar a natureza e conversar mais com nossos filhos sobre como evitar a violência”, comentou o industriário Sérgio Coelho.
Governador
O governador do Estado Renato Casagrande compareceu ao final do evento e destacou o importante papel que cada pessoa possui no combate à violência. “Nosso Estado precisa de todos colaborando, praticando a cultura da paz. Temos programas para combater a violência, mas se as pessoas não forem verdadeiros templos de paz, nada adiantará. As famílias precisam promover a paz dentro de casa! Parabéns ao Ministério Público e aos demais organizadores pela conscientização promovida hoje!”, destacou o governador.
A campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude” promove ações de conscientização para a redução dos crimes praticados por motivos banais. O coordenador no Espírito Santo, o promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa, agradeceu a participação de todos. “O povo capixaba está de parabéns por demonstrar o forte poder de mobilização que possuímos. Foi muito bonito ver adultos, adolescentes e crianças mostrando que querem viver em paz. Que a cada ano mais ciclistas venham dizer um não à violência!”, agradeceu.
Brindes
No retorno à Praça do Papa, quatro bicicletas, além de outros brindes, foram sorteadas. O passeio ciclístico “Pedalaço pela Paz” é um tradicional evento esportivo e beneficente que acontece desde 1999.
Em 15 anos e 36 passeios, reuniu milhares de pessoas e arrecadou mais de 55 toneladas de alimentos, doadas a entidades sociais da Grande Vitória. Essa foi a primeira edição na qual o MPES participou.