“Conte até 10″ chega às escolas
14/08/2014
Um dado preocupante: o homicídio é responsável por quase 40% das mortes de jovens com idades entre 15 e 24 anos no Brasil. O índice foi divulgado pelo “Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil”, pesquisa realizada nas 27 unidades da Federação pelas instituições não-governamentais Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO Brasil) e Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela).
Para ajudar a reverter esse cenário, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) lançou em 2013, em âmbito estadual, a campanha “Conte até 10 nas Escolas”. O projeto do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) é a segunda fase da campanha “Conte até 10”, lançada em Brasília.
O objetivo é promover atitudes de paz e respeito aos direitos humanos, bem como estimular o debate e o conhecimento das consequências sociais e penais do crime de homicídio e também servir de base para a discussão de temas correlatos como o bullying, a discriminação e o funcionamento do sistema de Justiça.
“O Ministério Público quer ser parceiro dos professores e diretores das escolas para que possa contribuir, com mais ênfase, no combate à violência e, assim, promover a cultura da paz. Nesse cenário, é importante a participação de todos: profissionais da educação, alunos e pais”, explicou o promotor de Justiça e coordenador estadual da campanha Pedro Ivo de Sousa.
Metodologia
A campanha “Conte até 10 nas Escolas” é implementada por meio de roteiros de aulas nos quais os professores são orientados a trabalhar o tema da violência sob o olhar da valorização da vida e da mudança de comportamento para enfrentar situações-limite. Vinte mil roteiros de aula foram distribuídos às escolas públicas e privadas de ensino médio, com prioridade para os cem municípios brasileiros com os maiores índices de mortalidade de jovens decorrente de homicídios.
As redes sociais também servem de ferramenta para difundir a campanha. É ´possível obter informações e material por meio do link: http://www.cnmp.mp.br/conteate10/.
Metas para 2014
– Realização de eventos de capacitação da Rede Estadual de ensino médio em parceria com a Secretaria de Educação;
– Lançamentos Regionais da Campanha junto às Superintendências Regionais de Educação do Estado do Espírito Santo, com apresentação da cartilha da campanha para os professores;
– Desenvolvimento da campanha em salas de aula, atingindo o máximo possível da rede estadual de ensino médio;
– Realização da campanha em parceria com a Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS) no mês de maio, realizando ações de impacto junto aos consumidores da rede supermercadista;
– Efetivação de ações da campanha em parceria com a organização não-governamental Espírito Santo em Ação, com a realização de um concurso cultural no final do ano de 2014;
– Concretizar parcerias com as escolas privadas de ensino médio, realizando ações concretas da campanha em cada unidade escolar.
Expectativas do coordenador
– Sensibilizar, o máximo possível, a rede de ensino médio para realização da campanha
– Impactar os estudantes de ensino médio em relação ao tema da cultura de paz
– Diminuir os índices de violência no ambiente escolar