MPES participa de campanha nacional contra a violência doméstica

O universo eletrônico tem se tornado grande aliado das ações de combate à violência em suas diversas formas. A mais recente é a campanha “#euligo180 para combater a violência contra as mulheres”, lançada pela Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid), com participação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica (Nevid).

Por meio de um aplicativo, que pode ser utilizado em smartphones, tablets e computadores, o usuário registra seu apoio contra a violência doméstica e de gênero. A ideia é que a pessoa, ou um grupo, anexe sua imagem à moldura desenvolvida especialmente para promover denúncias para o número 180.

Utilizando o Iphone, por meio da Apple Store, o nome do aplicativo é “pictwo”, que possui o custo de um dólar para ser baixado. Já nos aparelhos que funcionam pelo sistema android, o aplicativo chama-se “picsart” e é gratuito.

Antes de realizar o download dos aplicativos, o usuário deve ter o arquivo da moldura salvo na galeria de fotos do aparelho. A seguir, deve iniciar o aplicativo, selecionar a foto que deseja que apareça dentro da moldura da campanha, escolher o efeito a ser aplicado à sobreposição e salvar na galeria de fotos.

Usando o computador, a pessoa deve salvar o arquivo, clicar sobre ele com o botão direito do mouse e escolher a opção abrir como “Paint”. A seguir, selecionar a foto desejada e, da mesma forma, com o botão direto do mouse, abrir como “Paint”. Ao abrir o arquivo, selecionar a foto na opção selecionar no “Paint”, copiar e depois colar a foto por cima da moldura da campanha, no espaço de cor branca destinado para a fotografia.

A equipe do Nevid já participa da campanha, assim como a procuradora de Justiça e dirigente do núcleo Catarina Cecin Gazele. A equipe registrou uma foto. “A campanha foi idealizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). Entretanto, o MP do Rio Grande do Norte, pela combativa promotora de Justiça Érica Canuto, que coordena os trabalhos de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, idealizou a moldura da nova campanha, quando da abertura dos jogos da Copa do Mundo. A Copevid encampou a ideia e disponibilizou para o MP brasileiro. É mais uma ferramenta nesse combate”, explicou a dirigente do Nevid.

Baixe aqui a moldura