Projeto ’Educação em Valores’ chega às escolas do Estado
21/08/2014Na quarta-feira (13/08) a iniciativa conquistou novos parceiros. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), e a empresa Migliori Consultoria Ltda., com sede em São Paulo, assinaram o Termo de Cooperação Técnica para implementação do projeto em escolas da rede pública estadual de ensino.
O documento prevê a possível integração desses valores aos currículos escolares e projetos político-pedagógicos, por meio da promoção de práticas transformadoras a partir de vivências e técnicas que possibilitam a formação do caráter pelo despertar dos valores humanos, como verdade, ação correta, paz, amor, não violência.
“Agradeço a confiança dos parceiros no Ministério Público. O projeto chegou vitorioso, transformador e irá se expandir muito mais. As instituições devem estar unidas, mas é preciso lembrar que a educação não está somente a cargo do poder público, a família também precisa estar presente”, destacou o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva.
“O Estado e os municípios investem muito na capacitação técnica dos professores. Este projeto tem o intuito de ir além e buscar o despertar dos reais valores que devem mover o ser humano. Não basta apenas buscarmos a qualificação profissional, é preciso investir em lições indispensáveis para a efetiva formação do cidadão, voltado para práticas do bem”, destacou a promotora de Justiça e dirigente do Cape, Fabíula de Paula Secchin.
Participaram da assinatura a titular da 7ª. Promotoria de Justiça Cível de Vitória, Maria Cristina Rocha Pimentel, e a promotora de Justiça da Serra Cláudia Torres Sasso, também responsáveis pela concretização do termo.
Atualmente, 30 escolas municipais da Grande Vitória fazem parte do programa. Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, a Sedu irá disponibilizar escolas da rede estadual para funcionarem como piloto do projeto. “A escola, sozinha, não dá conta, é necessário ajuda externa para tornar este trabalho possível”, explicou o secretário de Estado de Educação, Klinger Marcos Barbosa Alves.
A capacitação dos profissionais que atuam nas escolas ficará por conta da Migliori Consultoria Ltda. O objetivo é mobilizar todos os setores da sociedade para empregar disposição pessoal e institucional nas causas que envolvem comportamento de crianças e adolescentes.
Escolas pilotos
Duas escolas estaduais já participam do projeto piloto do “Educação em Valores, Desenvolvimento Humano e Cultura da Paz”. Por enquanto, apenas o turno matutino desses colégios aplicam a metodologia do programa.