Montanha adere ao Programa Valores Humanos
01/09/2014O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) e do Centro de Apoio de Implementação das Políticas de Educação (Cape), assinou com a Prefeitura de Montanha um Termo de Compromisso para a implantação do programa Educação em Valores Humanos. Participaram da solenidade o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva; a promotora de Justiça e dirigente do Cape, Fabíula de Paula Secchin; o prefeito de Montanha, Ricardo de Azevedo Favarato; a secretária de Educação do município, Maria Luiza Rigoni da Silva; e o representante do Instituto de Educação em Valores Humanos professor Gonçalo Medeiros.
O Programa de Educação em Valores Humanos (PEVH) foi criado pelo mestre indiano Sri Sathya Sai Baba e tem cinco valores basilares: verdade, retidão, paz, amor e não-violência. O objetivo é ser referência e fundamento para o desenvolvimento de ações na área da educação, promovendo conscientização e comprometimento no ambiente escolar e elaborando ações que reduzam os índices de violência e evasão, através da defesa dos valores humanos. Ressalta-se que o sucesso das ações depende da educação em valores ser estendida aos pais, professores, comunidade escolar e sociedade, e não fique restrita apenas aos alunos.
O procurador-geral de Justiça exaltou os resultados obtidos pelo programa em seu primeiro projeto, no município da Serra. “A instituição tem dado guarida a esse projeto transformador. Os resultados são evidentes e fáceis de mensurar. Só temos a agradecer, primeiro ao professor Gonçalo por mais uma vez estreitar esse laço, a partir desse projeto maravilhoso. Depois à doutora Fabíula, por estar à frente desse projeto aqui na instituição, projeto que, se dúvida, é a porta de entrada para a solução de problemas sociais imensos com os quais convivemos: a educação. O programa tem em si a ideia de resgatar valores que deixamos de cultuar, como a justiça, a verdade, a ética, o amor, a solidariedade”, lembrou.
A dirigente do Cape deixou claro que a preocupação não é com a assinatura, mas com o acompanhamento e o desenvolvimento do projeto. “O Termo de Cooperação assinado é importante pelos compromissos firmados Mas é preciso fazer o acompanhamento para se verificar o desenvolvimento do programa. Quando tivermos resultados teremos legitimidade para ampliar ainda mais o projeto”, analisou a promotora de Justiça Fabíula de Paula Secchin. O professor Gonçalo, nessa mesma linha, pontuou a necessidade de prosseguimento. “A coisa deve ser feita e consolidada para que qualquer um que venha depois na gestão, à frente do programa, possa dar continuidade aos trabalhos, para que não ocorram interrupções”, ressaltou.
Passos
A secretária municipal de Educação, por sua vez, numerou os passos para a implantação do projeto em Montanha. “Primeiro, participamos da formação, com o professor Gonçalo. Depois, a secretaria organizou o setor pedagógico para a adoção dos valores humanos. O terceiro passo foi fazer um evento para alinhar os procedimentos com os diretores de supervisão. Após, reunimo-nos com os pais de 17 estabelecimentos de ensino. Com isso, podemos dizer que o programa está implantado e funcionando. Ela contou também que o desfile de 7 de setembro desse ano trará o programa Educação em Valores Humanos como destaque.
Também tem papel relevante na execução do termo o titular da Promotoria de Justiça de Montanha, promotor de Justiça Mauro Luiz Duarte Gazzani, e a empresa Arcelor/Mittal Brasil, parceira de primeira hora do programa.