Força-tarefa conclui trabalhos na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cariacica
11/09/2014O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher (Nevid), finalizou os trabalhos referentes à Força-Tarefa que atuou na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Cariacica. Um café da manhã marcou a solenidade de encerramento dos trabalhos na terça-feira (09/09).
A Força-Tarefa de Combate à Violência Doméstica no âmbito do MPES foi criada pelo procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, em setembro de 2012, tendo como pressupostos a defesa dos direitos humanos, diante da inviolabilidade do direito à vida, à igualdade e à segurança. Isso porque o Estado do Espírito Santo encabeça o triste ranking nacional de mulheres assassinadas.
A coordenadora do Nevid, procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, avaliou os dois anos de intensos trabalhos realizados junto à Deam. “Quando a Força-Tarefa foi instituída, verificamos que a situação da Deam de Cariacica era a pior, inclusive a localização. Quero parabenizar os servidores da delegacia, porque hoje os trabalhos estão organizados, o que é bom para a população do Estado. Essa é a prova de que trabalhando junto, um acreditando no outro, sem concorrências, podemos trabalhar muito melhor”, disse a coordenadora.
A delegada titular da Deam de Cariacica, Michelle Neiva Costa, destacou entre os avanços aferidos a mudança da delegacia para um local maior e mais acessível. “A estrutura melhorou muito. A Força-Tarefa foi de extrema importância para melhoria da Deam como um todo. Uma parceria fantástica que nos ajudou muito. E gostaria de agradecer à equipe da Deam, profissionais de extrema confiança que, sem eles, não conseguiríamos nada”, ressaltou.
A Delegacia da Mulher funciona hoje onde estavam instaladas as dependências da Promotoria de Justiça de Cariacica, à Rodovia BR 262, Km 03, em Campo Grande, ao lado da Câmara dos Vereadores. O local tem 26 salas sendo 13 em cada andar, uma recepção, quatro banheiros, dois em cima e outros dois no térreo, além de duas cozinhas, uma para cada andar, cela e uma sala para depósito de materiais.