Comissão vai apresentar ao MPES plano para melhorar trânsito na Terceira Ponte
22/09/2014Após o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) propor e debater medidas para melhorar o trânsito na Terceira Ponte e nas vias de acesso, a comissão criada para discutir o tema decidiu apresentar um plano de medidas emergenciais para desobstruir o tráfego na ponte e no entorno nos horários de pico. As propostas serão elaboradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle, formado pelo Governo Estado e pelas Prefeituras de Vitória e de Vila Velha, com participação da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) e da empresa Rodosol, e serão apresentadas ao MPES no dia 30 de outubro, às 14 horas.
A elaboração do plano de ações de curto prazo para melhorar o trânsito foi definida na reunião realizada na segunda-feira (22/09), na Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória. Uma das ações de maior impacto sugeridas na reunião foi o uso de uma terceira via reversível na Terceira Ponte, nos horários de pico. A faixa funcionaria no sentido Vitória ou Vila Velha, dependendo do maior fluxo de veículos. Também seriam necessárias alterações viárias nos acessos à ponte em Vitória e em Vila Velha, bem como o reforço das guardas de trânsito municipais.
Após receber e analisar o plano emergencial, o MPES apresentará o projeto para a sociedade, em uma audiência pública. “Vamos deixar bem claro o que foi proposto e o que poderá ser feito, independentemente se o plano for realizado ou não. Não dá para fazer as coisas e a sociedade ter dúvidas”, salientou o integrante da Comissão de Mobilidade Urbana do MPES, o promotor de Justiça de Vitória Marcelo Lemos após a reunião.
Também participaram da reunião o presidente da Comissão, o subprocurador de Justiça Institucional, Fabio Vello, e os promotores de Justiça Isabela de Deus Cordeiro e Gustavo Senna, também integrantes do colegiado. A reunião contou ainda com as presenças do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno; do subsecretário de Segurança Pública, Guilherme Pacífico; além de representantes das prefeituras de Vitória e de Vila Velha, da Arsi e da Rodosol.