MPES dá mais um passo para reduzir pó preto na Região Metropolitana

Em reunião realizada na sexta-feira (14/11), o Ministério Público do Estado do Estado do Espírito Santo (MPES) e a empresa Arcelor/Mittal iniciaram o entendimento para a redução da poluição atmosférica da Região Metropolitana da Grande Vitória, com a redução do chamado pó preto pela siderúrgica. A Arcelor/Mittal sinalizou positivamente à proposta do MPES de ajudar a custear um estudo técnico para a elaboração do novo programa de qualidade do ar da Grande Vitória. A empresa também se mostrou disposta a fazer as adequações necessárias para atender as exigências técnicas desse novo programa.
Durante a reunião, proposta pelo MPES, foi feito um entendimento preliminar para a audiência de conciliação que será realizada entre a instituição e a Arcellor/Mittal. Marcada para o dia 21/11, no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), a audiência poderá pôr fim ao impasse envolvendo a determinação judicial para que a siderúrgica implante o Wind Fence, a barreira de vento, conforme requereu o MPES, em uma ação civil pública.
Participaram da reunião, realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, integrantes do MPES, do Governo do Estado e da Arcelor/Mittal. “Está sendo uma conquista muito, grande, avançamos mais um capítulo para reduzir a poluição atmosférica na Grande Vitória. O MPES cumpriu seu papel de buscar soluções possíveis para uma melhor qualidade do ar e, consequentemente, para a dignidade da pessoa humana, que é nosso objetivo”, afirmou o promotor de Justiça Marcelo Lemos, após a reunião, realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.