‘Educar em Direitos das Mulheres: Ministério Público e a Comunidade’
10/02/2015O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), tem levado, desde 2013, para vários municípios do Estado, o projeto “Educar em Direitos das Mulheres: Ministério Público e a Comunidade”. Nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2015, foram realizadas atividades deste projeto nos municípios de Nova Venécia e Pinheiros.
Em Nova Venécia as atividades foram realizadas no Centro de Convivência do Idoso Bem Viver e contou com a presença da coordenadora estadual do Nevid, procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele; do promotor de Justiça Lélio Marcarini; do prefeito Mario Sérgio Lubiana; e do secretário de Promoção e Assistência Social de Nova Venécia, Rômulo de Silva Baia. No total, participaram 70 pessoas.
Em Pinheiros, o evento foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município e contou com 76 participantes. Além da coordenadora estadual do Nevid, estiveram presentes o promotor de Justiça da Comarca, Pedro Rosário de Souza; a vice-prefeita Suelena Martins Denti; e o secretário de Assistência Social Edilson Monteiro.
O objetivo do projeto é informar às mulheres da contextualização histórica dos direitos civis e políticos, aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha e aspectos sociais da violência doméstica, violência de gênero e ciclo da violência.
Veja imagens do evento: