MPES participa da Semana da Justiça pela Paz em Casa
11/03/2015O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participou do lançamento da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, em evento realizado no domingo (08/03), Dia Internacional da Mulher, na Praça dos Namorados. O evento, capitaneado pela Coordenadoria Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, contou com uma tenda e com o Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, o ônibus rosa preparado para realizar o atendimento às vítimas de violência.
No evento, o MPES, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher (Nevid), ofereceu um café da manhã para os participantes, além de distribuir cartilhas educativas, orientando a sociedade sobre os direitos da mulher. A campanha “Justiça pela Paz em Casa” é um evento de abrangência nacional, idealizada pela ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e mobiliza, além do Ministério Público Brasileiro, os Tribunais de Justiça do país, com o objetivo de promover a paz nos lares brasileiros por meio de ações concretas de combate à violência contra a mulher.
A equipe multidisciplinar que trabalha no ônibus, além da participação do Nevid, conta com servidores do Judiciário, defensor público, policial, investigador, psicólogo e assistente social. A expectativa da Coordenadoria da Violência Doméstica é de que o ônibus faça cerca de mil atendimentos nos municípios da Grande Vitória durante esta semana da campanha promovida pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
Cerca de 850 processos relativos à Violência Doméstica Contra a Mulher serão julgados na Grande Vitória e no Interior do Estado durante a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, que vai até 13 de março. As audiências e os júris foram agendados após um levantamento de processos feito pelas Varas Especializadas em Violência Doméstica, Varas Criminais, Juizados Especiais Criminais e Varas do Tribunal do Júri.
O procurador-geral de Justiça do MPES, Eder Pontes da Silva, participou do lançamento da campanha, no domingo, ao lado da coordenadora do Nevid, procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele; da juíza Hermínia Azoury, coordenadora estadual de enfrentamento à violência doméstica e familiar; da deputada estadual Luzia Toledo; e do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Domingos Taufner; entre outras autoridades.
Veja imagens: