CDEMP realiza reunião em Vitória e conhece projeto do MPES
16/03/2015O Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministério Público do Brasil (CDEMP) realizou a primeira reunião ordinária no ano em Vitória-ES, na quinta (12/03) e sexta-feira (13/03), no auditório do edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). O CDEMP é uma associação civil sem fins lucrativos, que visa estabelecer maior intercâmbio científico entre os Ministérios Públicos de todo o Brasil.
Os trabalhos começaram na manhã de quinta-feira, com uma solenidade de abertura, com a participação do procurador-geral de Justiça do MPES, Eder Pontes da Silva. À tarde, os promotores de Justiça Nicia Regina Sampaio e Gustavo Senna Miranda apresentaram o projeto “Re-conhecendo e re-projetando nossa cidade”. Implantado pelos dois membros do MPES na Promotoria de Justiça de Vila Velha, o projeto estabelece metas e propostas para ampliar a participação popular nas decisões dos rumos da cidade. “Intensificamos o diálogo com as associações de moradores de todas as regiões e discutimos formas de para as pessoas conhecerem melhor sua cidade e passarem a defender os valores ambientais e culturais”, afirmou a promotora de Justiça Nicia Sampaio.
Por sua vez, o promotor de Justiça Gustavo Senna salientou que todos os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) elaborados e firmados pela Promotoria de Vila Velha têm a participação da sociedade. “Ajudamos a resgatar o otimismo dos moradores de Vila Velha nas instituições públicas. Todos os TACs que elaboramos têm repercussão social, porque contamos com a participação da sociedade, com os debates que realizamos com os cidadãos”, informou.
O projeto recebeu elogios de todos os integrantes do CDEMP, e o presidente do colegiado, Eduardo Diniz Neto, disse que o “Re-conhecendo e re-projetando nossa cidade” é exemplo para todo o Ministério Público e merece ser reconhecido e expandido nacionalmente. A reunião do CDEMP foi encerrada na manhã se sexta-feira (13/03), após debates sobre convênios com instituições de ensino, entre elas a Universidade de Tor Vergata, em Roma.