Campanha “Abrindo Portas” leva internos do Iases ao zoológico

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), que tem como dirigente a promotora de Justiça Andrea Teixeira de Souza, com o apoio do promotor de Justiça e gestor da Força Tarefa da Enasp no MPES, Rodrigo Monteiro da Silva, e da promotora de Justiça Graziella Maria Deprá Bittencourt, além do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e o Centro de Apoio da Educação (Cape), desenvolvem a campanha “Abrindo Portas”. Em mais uma ação da campanha, quatro garotos que estão na fase final da internação na unidade de Cariacica participaram de uma atividade externa, a visita ao zoológico, em Marechal Floriano.

Acompanhados de uma pedagoga e de uma assistente social, além de um agente, os garotos puderam ver de perto os animais que só conheciam pela TV. “Gostaria de agradecer muito por essa oportunidade”, disse um deles ao final do passeio. O promotor de Justiça Rodrigo Monteiro da Silva, que organizou e acompanhou a atividade, enfatizou a importância de momentos como esse. “Esses garotos precisam conhecer uma outra realidade. Saber que existe possibilidade de deixarem a vida que tinham antes e partir em busca de objetivos novos, tendo como contraponto o que acontece com daqueles que insistem no crime: a cadeia ou o caixão”, analisou.

Os adolescentes desenvolveram uma atividade antes do passeio, na unidade, com os outros garotos internos da mesma faixa e nível de progressão. Nela, tiveram de responder a questão: “Se eu fosse um bicho, que bicho eu seria?”. Da mesma forma, tiveram de identificar qual o bicho que seria o colega que estava imediatamente ao lado. Ao final da atividade externa, de acordo com as servidoras que os acompanharam, teriam de desenvolver um texto, ou uma narrativa oral para os demais internos, contando a experiência do dia.

Um dos objetivos da campanha “Abrindo Portas” é também arrecadar gibis, revistas, livros (didáticos, jurídicos e outros), jogos de xadrez e jogos educativos que serão doados ao Iases. Dessa forma, o MPES procura contribuir para o processo de socioeducação dos adolescentes que cumprem medidas de internação.

Para participar desta etapa da campanha basta doar o material através das caixas coletoras. Elas já se encontram no andar térreo da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), na garagem do 2º andar do Complexo Administrativo e no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) e permanecerão nesses locais até o dia 31 de julho.

Internos do Iase visitam Zoológico

Internos do Iase visitam Zoológico