Campanha “Não jogue lixo na rua”

A campanha “Não Jogue Lixo na Rua”, é uma iniciativa da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para colaborar com a limpeza urbana. A mensagem é transmitida por um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos, Oscar Schmidt – também chamado de “Mão Santa”–, que ensina as pessoas a acertarem a cesta de lixo, e tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância de não se jogar lixo nas ruas da cidade.

Ela foi produzida pela Agência de Publicidade DPZ Ltda. e orçada em R$ 3 milhões, mas não teve nenhum custo aos cofres públicos, pois é resultado de acordo firmado entre a Prodecon e o Grupo Itaú. Além de custear integralmente a campanha, o banco também entregou mais R$ 3 milhões para o Fundo de Defesa do Consumidor. O acordo é resultado de quase 16 anos de tramitação de ação judicial e dois anos de negociação entre o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor Guilherme Fernandes Neto e a diretoria do Grupo Itaú, que acabou firmando oito termos de ajustamento de conduta (TAC) com o promotoria.

Os direitos autorais foram cedidos ao MPDFT com a possibilidade de que o Ministério Público Estadual do Espírito Santo (MPES) e os outros ministérios públicos do país pudessem utilizar a campanha.

Veja o cartaz da campanha