Nova procuradora de Justiça toma posse em sessão do Colégio de Procuradores

A procuradora de Justiça Maria de Fátima Cabral de Sá tomou posse solene no cargo, na segunda-feira (14/09), no início da sessão do Colégio de Procuradores. Ela foi promovida por antiguidade pelo Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), no dia 5 de agosto, e ocupará a vaga aberta com a saída do procurador de Justiça Fernando Zardini Antonio, hoje desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Emocionada, Maria de Fátima agradeceu as homenagens que recebeu do Colégio de Procuradores, ressaltou o apoio dos familiares e destacando o apoio que recebeu dos colegas e servidores com quem atuou nos últimos anos na Promotoria de Justiça Cível de Vitória. Vários deles, inclusive, estiveram presentes à sessão. Em seu discurso, a procuradora de Justiça salientou como conduzirá sua atuação no novo cargo. “O único compromisso que pretendo assumir perante os aqui presentes é o de continuar fazendo o que sempre fiz e acreditei, procurando sempre me manter coerente com minhas convicções. E o mais importante: trabalhar em favor daqueles a quem a Constituição nos delegou a defesa.”

Ao relembrar os 24 anos de atuação como promotora de Justiça, Maria de Fátima destacou o juramento feito quando tomou posse, após ser aprovada em concurso público do MPES. Acrescentou que sempre sonhou em ser promotora de Justiça. “Jamais deixei de honrar o juramento feito em janeiro de 1991 de bem exercer minhas funções. Juramento esse que foi renovado no dia de hoje e me dá forças para um novo desafio. Tenho certeza de que serei muito feliz nas minhas novas funções, assim com fui como promotora de Justiça.”

Saudações

Ao encerrar a sessão solene, o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, enalteceu a trajetória institucional da colega e a parabenizou pela promoção para compor o Colégio de Procuradores: “Este colegiado a recebe de braços abertos por dois motivos básicos: a competência de vossa excelência, reiteradamente demostrada nos seus 24 anos de atividade funcional, e sua conduta revestida de bom caráter e lisura, uma postura de retidão. Tenho certeza de que sua vinda só vai elevar ainda mais o nível das discussões neste Colegiado”.

A procuradora de Justiça Licéa Maria de Moraes Carvalho fez o discurso de saudação à colega. “Para nós, do Ministério Público e deste Colégio de Procuradores, é um presente receber a Dra. Maria de Fátima, é uma bênção. Ela vai somar. Eu a comparo a uma ponte: ela une e nunca, jamais desagregou. Esse Colégio está enriquecido com a presença da Dra. Maria de Fátima entre nós”, discursou.

O presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), promotor de Justiça Adelcion Caliman, também discursou, dando boas-vindas à colega. “Reconhecemos que a Dra. Maria de Fátima será mais uma guerreira e defensora intransigente do respeito à cidadania e dos direitos humanos”, disse Adelcion.

Também presente à sessão, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo -, Homero Mafra, amigo de longa da Dra. Maria de Fátima, também saudou a nova integrante do Colégio de Procuradores. “Ganha o Ministério Público, ganha a advocacia e ganha a cidadania capixaba. Que essa ponte se faça realmente caminho de travessia, e tenho certeza de que fará”, discursou Homero.