MPES e MPF lançam a campanha “10 medidas contra a corrupção”
22/09/2015O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), realizou na terça-feira (22/09) o lançamento oficial da campanha “10 Medidas Contra a Corrupção” no Estado do Espírito Santo. O evento ocorreu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, sede do MPES. O lançamento marca o engajamento das instituições parceiras e órgãos públicos que possam colaborar na divulgação da campanha. O destaque do evento foi a participação do procurador da República e coordenador da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, que falou para um público de mais de 300 pessoas por videoconferência.
O procurador da República destacou a importância de não se deixar vencer pelo ceticismo e acreditar que é possível mudar o país. “Se queremos mudar um país, precisamos mudar o sistema. Não podemos ter a memória curta como brasileiros: a corrupção vem de longa data e não é um problema de um partido A e nem de um partido B. Ela é sistemática, como mostram todos os estudos nacionais e internacionais sobre a corrupção no Brasil. Precisamos tratar o sistema, mudar a legislação se queremos ter um país melhor, com menos impunidade e menos corrupção”.
Em seguida, a Subprocuradora de Justiça Administrativa, Elda Márcia Moraes Spedo, também falou sobre o tema. “A corrupção no Brasil é uma chaga social. Doença cujos sintomas vão dos mais leves aos mais graves. Porém, todos debilitam a saúde do país, que padece de vícios graves. Os pequenos atos de corrupção, que legitimam o “jeitinho brasileiro”, também trazem sérios prejuízos a todos nós. A corrupção dos grandes conglomerados econômicos compromete a máquina pública, que vem mostrando sua incapacidade de firmar compromissos voltados ao interesse do bem comum. Nós temos o dever de repelir essa doença e esse é o objetivo do MPES ao aderir a essa campanha”, discursou a procuradora de Justiça, que representou no evento o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva.
O MPES e o MPF assinaram um acordo de cooperação técnica para a realização da campanha. A sociedade civil pode participar da iniciativa, através da divulgação e da coleta de assinaturas de apoio, tornando-se multiplicadora do combate à corrupção. O sumário das medidas e os anteprojetos podem ser consultada no endereço www.dezmedidas.mpf.mp.br.
Parceria
Também presente ao lançamento, o coordenador no Espírito Santo da campanha “10 Medidas contra a Corrupção”, o procurador da República Ercias Rodrigues de Souza, expôs o objetivo da iniciativa e da coleta de assinaturas, além de esclarecer dúvidas levantadas pela plateia. “Nós vamos levar todas essas assinaturas ao Congresso Nacional, para pressioná-los, e dizer que a sociedade exige reformas no sistema jurídico e político, para fechar a s brechas que permitem a corrupção”, destacou.
Em seguida, o procurador da República Júlio César de Castilhos Oliveira Costa expôs brevemente as 10 medidas e devolveu a palavra ao coordenador da campanha, que continuou esclarecendo as dúvidas do público. O evento foi encerrado por volta das 16 horas.
Discurso da Suprocuradora-geral de Justiça Administrativo, Elda Márcia Moraes Spedo
Elda Spedo, Suprocuradora-geral de Justiça Administrativo do MPES