VI Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público
02/10/2015O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Memorial, em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) e Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES), realizará o “VI Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público” nos dias 15 e 16 de outubro de 2015, no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. O evento é voltado para membros e servidores do Ministério Público que atuam nos Memoriais e Arquivos ou que tenham interesse nos temas relacionados à memória e história da instituição.
INSCRIÇÕES:
Clique Aqui para realizar a sua inscrição.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 15 de outubro de 2015
13h30min – Credenciamento
14h – Abertura oficial
Apresentação cultural: Coral da Justiça Federal (TRF/ES)
14h30min – Workshop “Espaço museal e expografia: lugares da memória”.
Palestrante: Ronaldo Barbosa.
Artista plástico e designer, formado pela Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI. Trabalha como designer desde 1973 para diversas empresas brasileiras, como Aracruz Celulose, Grupo Tristão, Grupo Águia Branca e Vale. Atuou como professor do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por 27 anos e foi diretor da Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes. Participou do intercâmbio cultural em 1984 ministrando workshops em universidades de West Virginia (EUA). Fez exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Trabalhou como artista residente em Los Angeles (EUA) entre 1986 e 1988, sendo representado pela Davies Long Gallery. Criou, produziu e dirigiu o videoarte Graúna Barroca. É diretor do Museu Vale desde 1998. Em 2014, foi designado representante da sociedade civil para compor o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.
Palestrante: Élida Gagete
Historiadora graduada pela PUC de São Paulo, pós-graduada em Arquivística e Documentação pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) – USP. Desde 1991 é consultora da Memória & Identidade, consultoria especializada em memória empresarial, atuando como pesquisadora, autora e coautora de vários projetos. Responde, ainda, pela supervisão na área de pesquisa histórica e produtos institucionais, inclusive em vários projetos relacionados à implantação de Centros de Documentação e Memória.
16h30min às 19h – Visita técnica ao Museu da Vale
16h30min – Saída da Procuradoria-Geral de Justiça para o Museu Vale (haverá
transporte para os participantes do evento).
17h10 – Coffee break (o café será servido no Museu Vale)
17h40min – Visita guiada à exposição de Vik Muniz (o artista estará presente)
18h20min – Visita livre ao Museu Vale
19h – Encerramento (retorno do transporte para a Procuradoria-Geral de Justiça).
Dia 16 de outubro de 2015 – Manhã
9h – Oficina “Audiovisual com enfoque em Memória Oral”.
Palestrante: Marcelo Nogueira de Siqueira
Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui especialização em História do Brasil Pós 1930 (UFF) e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é professor do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Unirio, arquivista do Arquivo Nacional, membro da Comissão Técnica de Avaliação de Arquivos Privados de Interesse Público e Social do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), membro da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do Conarq e presidente da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conarq.
11h – Reunião de trabalho: apresentação das ações desenvolvidas pelos Ministérios Públicos, avaliação da Carta de Maceió e elaboração e aprovação da Carta de Vitória.
Antônio Pereira Duarte (procurador de Justiça do MPM e conselheiro do CNMP) –
Criação da Comissão de Memória no CNMP.
Gunter Axt (historiador do MP-SC) – falará sobre o livro referente à atuação das mulheres do
MP-SC, elaborado pela instituição.
12h – Almoço
Dia 16 de outubro de 2015 – Tarde
13h30min – Credenciamento do V Simpósio Capixaba de Memória Institucional (evento aberto ao público)
14h – Atividade cultural: Grupo Congo Mirim da Ilha – Projeto Congo na Escola
14h20min – Palestra “Educação patrimonial e a construção da história institucional”.
Palestrante: Sônia Regina Rampim Florêncio
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com especialização em Sociologia Rural pela Universidade Estadual de Campinas, especialização em Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social pela Enap e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Suas experiências de pesquisa e trabalho são: educação de jovens e adultos e educação patrimonial, metodologias participativas.
15h – Debate
15h20min – Mesa de Comunicações
• Esquete e apresentação do Projeto Cidadão Mirim (MPF/GO)
• Projeto “Divulgando o MPES”
• Projeto “MPT em quadrinhos” (MPT/ES)
• Projeto Memória do MPM.
16h40 – Debate
17h – Encerramento e café
Para mais informações, acesse a página do evento.