OPERAÇÃO ‘CASA LIMPA’ – NOTA 2

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta sexta-feira (09/10) a continuação da Operação “CASA LIMPA” no município de Colatina. Foram cumpridos cinco mandados de buscas e apreensões na Câmara de Vereadores e no comércio local. Foram apreendidos cartões magnéticos, grande volume de cheques de terceiros na Câmara de Vereadores e computadores. O nome da Operação é uma referência ao fato de as câmaras municipais serem também denominadas de “Casas de Leis”.
Durante as investigações, foi constatado o suposto envolvimento de diversos estabelecimentos no caso. A suspeita é de que o comércio retia cartões de alimentação dos servidores da Câmara Municipal a pedido de vereadores. O esquema consistia na cobrança de uma parcela do salário de servidores contratados pelo Legislativo municipal para ocupar cargos comissionados. O repasse de valores se dava com a entrega de parte do salário do servidor ou pela entrega do cartão do tíquete-alimentação.
A operação segue, agora, para etapa de análise do material apreendido. A partir daí, serão determinados os próximos passos da investigação e poderá ser apontado o valor movimentando pelo esquema.