22/01/2016 – Justiça acata denúncia de fraude em licitações de transporte escolar em Iúna
22/01/2016
A Justiça acatou denúncia de fraude em licitações e de desvio de recursos públicos no contrato de transporte escolar no município de Iúna oferecida pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Iúna. A empresa AG TURISMO & LOCAÇÃO DE VEÍCULO LTDA é acusada de “maquiagem” das licitações e de ganhar, reiteradamente, as licitações do município.
Foram denunciados o sócio-proprietário da empresa Weverton Machado Bastos e o gerente Jair Antônio Leite. Também foram denunciados a secretária de Educação do município, Maria Aparecida Vettorazzi Vargas; o assessor da Secretaria de Educação do Município Aníbal Machado Bastos; e o ex-coordenador de Transporte Escolar da Secretaria de Educação de Iúna Alex da Silva Carvalho D´Avila por passarem informações privilegiadas das licitações.
O presidente da Cooperativa de Transporte Sul Serrana Capixaba (COOPESERRANA), Carlos Alberto Vieira, também foi denunciado por participação determinante na fraude, seja ao assumir o compromisso de não concorrer na licitação do município de Iúna, seja ao emitir orçamento em valor previamente combinado com as demais empresas.
A ação é fruto da Operação deflagrada pelo MPES denominada “Jardineira”, nome usado popularmente pelos brasileiros para se referir a um tipo de ônibus que leva crianças à escola.
Veja a Decisão
Veja a Denúncia
Foto: Divulgação/Internet