25/01/2016 – MPES realiza reunião para discutir atendimento a pessoas em situação de rua

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro Operacional de Apoio de Defesa Comunitária (Caco), realizou nesta sexta-feira (22/01) uma reunião para discutir as políticas públicas relacionadas às pessoas em situação de rua no Espírito Santo. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Defensoria Pública e do Movimento População de Rua.
No encontro, foi discutido o apoio e o monitoramento dos municípios da região metropolitana na execução das políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua, além da situação da rede de serviços para essa população em cada município. Foram debatidos temas como políticas habitacionais e de saúde para essa população, além do caso de presos egressos que acabam em situação de rua. “Começamos o ano bem, discutindo algo que ninguém quer discutir, sobre uma população que é invisível”, disse a gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, Maria Jovelina Debona.
A procuradora de Justiça e dirigente do Caco, Célia Lúcia Vaz de Araújo, destacou a importância desses encontros. “Sinto-me realizada quando convido os representantes e lideranças políticas para discutir essa questão e todos vêm. É fundamental reunir pessoas especializadas e capacitadas para tratar desse tema. Não estamos fazendo caridade, estamos promovendo a garantia dos direitos da população em situação de rua, este é o nosso dever”, afirmou. A partir dessa reunião, os encontros acontecerão bimestralmente para discutir o tema, bem como as políticas públicas que serão adotadas.