CAIJ dá continuidade ao projeto “Dialogando com os Conselhos Tutelares”

Nesta quarta-feira (17/02), o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ) dará continuidade ao Projeto “Dialogando com os Conselhos Tutelares”, com a realização de um treinamento para os conselheiros tutelares eleitos e suplentes de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Fundão. O evento será realizado no auditório do Complexo Administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, das 8 às 17 horas.
 
A iniciativa é voltada aos conselheiros que tomaram posse no dia 10/01 em decorrência do primeiro Processo Unificado de Escolha, realizado em todo território nacional, para conselheiro tutelar. O projeto tem como objetivo principal fornecer conhecimentos básicos acerca dos direitos da criança e do adolescente, funcionamento da rede de garantias de direitos e atribuições dos Conselhos Tutelares. Os cursos continuam até 03 de março nas regiões Noroeste, Centro Oeste, Central Serrana, Litoral Sul e Metropolitana do Espírito Santo.
 
Treinamentos Realizados
 O projeto teve início em 19 de janeiro, com o primeiro curso em Alegre. Participaram desse treinamento conselheiros tutelares eleitos e suplentes dos municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado. O segundo curso foi realizado em Cachoeiro de Itapemirim, em 20 de janeiro, abrangendo os municípios da região Central Sul: Vargem Alta, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Muqui, Apiacá e Presidente Kennedy.
 
Em 26 de janeiro de 2016, foi promovido o terceiro curso regionalizado de formação inicial para conselheiros tutelares em Conceição da Barra, atendendo aos conselheiros eleitos e suplentes dos municípios de São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra, Boa Esperança, Pinheiros, Pedro Canário, Montanha, Ponto Belo e Mucurici. Nesse encontro foi fundamental a parceria com a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do município sede, com a palestra do promotor de Justiça Claudeval França Quintiliano, bem como com as demais Promotorias de Justiça dos municípios participantes, que se dedicaram nos municípios para viabilizar a participação dos conselheiros.
 
O quarto treinamento foi em 27 de janeiro, no município de Linhares. Esse encontro atendeu aos conselheiros eleitos e suplentes dos municípios de Linhares, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Rio Bananal e Sooretama, e contou com a colaboração da promotora de Justiça Renata Beatriz Oliveira Ferreira Nemer.
 
No dia 02 de fevereiro, o curso foi realizado em Domingos Martins (Pedra Azul), abrangendo os municípios de Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Brejetuba e Laranja da Terra.