MPES seleciona estagiários de graduação em diversas áreas
17/02/2016O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) divulgou na quarta-feira (17/02) o edital de abertura para a seleção de estagiários. O processo seletivo vai preencher cadastro de reserva para estudantes de Direito; Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade); Arquitetura; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Engenharia Ambiental; Engenharia Química; Pedagogia; e Sistema de Informação. A bolsa é de R$ 800 para 20 horas semanais e auxílio-transporte no valor mensal de R$ 100, além de cobertura de seguro de acidentes pessoais.
O termo de compromisso de estágio tem duração de seis meses, podendo ser prorrogado até o limite de dois anos, consecutivos ou alternados. A seleção tem validade de 12 meses contados da data da homologação do resultado final do processo seletivo, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da subprocuradora-geral de Justiça Administrativa.
Para o curso de Direito, as vagas são destinadas a estudantes a partir do 5º período. Para as demais áreas, é necessário estar, no mínimo, nos três últimos anos do curso.
Candidatos com deficiência devem se enquadrar na definição do artigo 1º da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas (Decreto Legislativo nº 186/2008 e Decreto nº 6.949/2009) c/c os artigos 3º e 4º do Decreto nº 3.298/1999 e suas alterações. O estudante deverá encaminhar, por meio de formulário próprio anexo no edital, laudo médico emitido nos últimos 120 dias, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID-10, assinatura do médico responsável pela emissão do laudo e carimbo indicando o número do CRM e a especialidade médica.
Será aplicada uma prova de Língua Portuguesa de caráter eliminatório e classificatório, composta de questões objetivas de múltipla escolha, para os candidatos de todos os cursos. Também haverá para todas as áreas, exceto Direito, uma prova objetiva de Informática. Já os candidatos da área de Direito farão uma prova objetiva de Direito. Por sua vez, os estudantes de Comunicação Social farão prova de Redação.
Os exames terão 2 horas e 30 minutos de duração e as provas serão aplicadas no dia 15 de março, das 14h às 16h30, para o curso de Direito, e no dia 16 de março, das 14h às 16h30, para as demais áreas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 29 de fevereiro, pelo site do MPES, no link https://www.mpes.mp.br/Arquivos/Modelos/Paginas/NoticiaSemFoto.aspx?pagina=174.