Definida lista tríplice para procurador-geral de Justiça

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou nesta sexta-feira (18/03), das 9h às 17 horas, a eleição para a formação da lista tríplice para escolha do procurador-geral de Justiça que atuará no biênio 2016/2018. Foram eleitos a procuradora de Justiça Elda Márcia Moraes Spedo, com 175 votos, e os promotores de Justiça Marcello Souza Queiroz, com 103 votos e Gustavo Senna Miranda com 101 votos.

Também disputaram a eleição para a formação da lista tríplice o promotor de Justiça Lélio Macarini (96 votos), o procurador de Justiça Fabio Vello Corrêa (76 votos), a promotora de Justiça Arlinda Maria Barros Monjardim (55 votos), e os promotores de Justiça Jefferson Valente Muniz (40 votos) e Ailton Barbosa do Canto‎ (08 votos).

A votação foi virtual, por meio do sistema informatizado de voto à distância do MPES. Também foram disponibilizados computadores para a votação no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. Foram 299 votantes, do total de 302 membros do MPES. 

O procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, encaminhou a lista tríplice governador do Estado, Paulo Hartung, na sexta-feira (18/03), logo após o encerramento da votação. O  governador terá agora 15 dias para escolher o nome para ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça do MPES. Caso vença o prazo, o mais votado será investido automaticamente.

O resultado foi divulgado pelo presidente da Comissão Eleitoral, o procurador de Justiça Sérgio Dário Machado. Antes da divulgação, ele agradeceu aos companheiros de comissão, os procuradores de Justiça Célia Lúcia Vaz de Araujo e Domingos Ramos Ferreira.  

“Quero agradecer meus companheiros de comissão pela forma como me auxiliaram nos trabalhos e agradecer também aos candidatos pela forma como se portaram nesta eleição.” Ele desejou ainda que quem venha a assumir a Procuradoria-Geral de Justiça continue a elevar a instituição. “Desejo que quem assumir a cadeira de procurador-geral de Justiça enalteça o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, como tem sido feito”, assinalou Sérgio Dário Machado.

Confira a votação

Elda Márcia Moraes Spedo – 175

Marcello de Souza Queiroz – 103

Gustavo Senna Miranda – 101

Lélio Marcarini – 96

Fábio Vello Corrêa – 76

Arlinda Maria Barros Monjardim – 55

Jefferson Valente Muniz – 40

Ailton Barbosa do Canto – 8

Votos em branco – 243

Nulos – 0

Número de eleitores que votaram – 299

Número de eleitores que não votaram – 3