Cesan é denunciada por despejo de esgoto em praia e lagoa de Iriri
22/03/2016O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Anchieta, ajuizou Ação Civil Pública (ACP), com pedido de liminar, em face da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) por conta da ineficiência da Estação Elevatória de Esgoto Bruto da Lagoa de Iriri e aos danos ambientais causados em função do mal funcionamento.
O MPES constatou em Inquérito Civil que a Cesan tem causado dano ambiental em razão da liberação de dejetos sem tratamento na Lagoa da Conceição (Lagoa de Iriri), afetando a Praia da Areia Preta, bem como o lançamento de dejetos na Praia da Costa Azul, situadas no balneário de Iriri. De acordo as provas obtidas no inquérito, a Cesan vem realizando o lançamento de esgoto “in natura” em diversas ocasiões, desde o ano de 2006. Apesar de ter recebido diversas notificações neste período, a requerida se manteve em atitude negligente.
Diante dos fatos, o MPES requereu a reparação e a manutenção imediata da Estação Elevatória de Esgoto Bruto da Lagoa de Iriri e da Estação Elevatória de Esgoto Bruto da Praia dos Namorados, bem como o monitoramento, com realização de análise físico-química e microbiológica na Lagoa de Iriri e nas Praias Costa Azul e da Areia Preta.
Foto: Lagoa da Conceição