Reunião debate crise hídrica e saneamento básico no Estado
16/05/2016O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) esteve presente na XXV Reunião da Câmara Técnica de Saneamento Básico da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), realizada pela Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi). O evento começou na quinta-feira (12/05), no auditório da Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo (PGE-ES), em Vitória.
O objetivo da reunião é conhecer os problemas, as experiências e os desafios enfrentados em cada Estado e o papel das agências reguladoras nesse setor. As reuniões são realizadas a cada dois meses em diferentes Estados, abordando temas como crise hídrica, qualidade da água e esgoto, resíduos sólidos urbanos, tarifas e Planos Municipais de Saneamento Básico.
O promotor de Justiça e dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa), Marcelo Lemos Vieira, participou do evento representando o MPES. “Em tempos de crise hídrica é fundamental que a instituição acompanhe todas as medidas adotadas para a solução desses problemas, para que essas ações não se tornem inócuas ou refratárias à sociedade. É necessária a integração de todos os órgãos e instituições para que possamos ter uma gestão compartilhada do meio ambiente”, disse.
Também participaram da reunião além dos especialistas da Abar; o diretor-geral da Arsi, Julio Castiglioni; o diretor-geral da Abar Fabio Alho; e o coordenador da Câmara Técnica de Saneamento da Abar, José Bonifácio de Souza do Amaral Filho.