Mais de 4 mil ciclistas participam do ‘Pedalaço pela paz – Conte até 10’
25/07/2016Mais de quatro mil ciclistas participaram no domingo (24/07) da edição 2016 do “Pedalaço pela paz – Conte até 10”. Foram arrecadadas cerca de três toneladas de alimentos que serão doados a instituições beneficentes da Grande Vitória. O evento tem o objetivo de promover ações de conscientização para a redução de crimes praticados por motivos banais e chamando atenção para atitudes que ajudem a reverter os altos índices de violência no Espírito Santo.
Os participantes se concentraram na Praça do Papa, em Vitória, onde foi realizada a abertura do evento e foram realizados exercícios de alongamento. Os ciclistas saíram em direção a Vila Velha por volta de 8h45 e atravessaram a Terceira Ponte ocupando uma faixa, o que permitiu que o fluxo de veículos não fosse paralisado. O trajeto seguiu até a Praia da Costa, no clube Libanês, de onde os participantes retornaram para o ponto de partida em Vitória.
O evento é realizado anualmente pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e pela Central Única das Favelas (Cufa) em parceria com o Governo do Estado, com as prefeituras de Vitória e de Vila Velha, a ONG Espírito Santo em Ação e empresas do setor privado. A edição de 2017 está marcada para o último domingo de maio, em que é o comemorado o Dia Estadual e Municipal da Cultura de Paz.
O evento faz parte das ações da campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, que no Estado é realizada pelo MPES, por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR). Além do apelo pela paz, o pedalaço também teve por objetivo chamar atenção para o enfrentamento da violência contra mulheres e para o combate à corrupção, uma das responsáveis pelas desigualdades sociais e, dessa forma, da violência. Para tanto, equipes do Centros de Defesa do Patrimônio Público (CADP) e do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher (Nevid) do MPES também estiveram na Praça do Papa distribuindo informativos e conscientizando os participantes.
Cada participante trocou 2 quilos de alimentos não perecíveis por um kit contendo camisa e boné do evento. O pedalaço contou com um trio elétrico que seguiu à frente dos participantes, além de batedores de trânsito e ciclistas da organização do evento, devidamente uniformizados, que auxiliaram na segurança. Uma ambulância e um caminhão de apoio também acompanharam o percurso. Na chegada na Praça do Papa foi distribuída água, frutas e realizado o sorteio de oito bicicletas – uma delas motorizada –, além de outros brindes.
Para a promotora de Justiça e dirigente do Nevid, Claudia Regina dos Santos Albuquerque Garcia, o evento é uma importante iniciativa. “O Pedalaço Pela Paz representa a união entre a sociedade civil e as Instituições Públicas pela promoção de uma vida sem violência. É o Ministério Público capixaba, através dos Centros de Apoio Criminal, de Defesa do Patrimônio Publico e do Nevid, atuando uma vez mais em defesa dos interesses da sociedade. Basta de violência! Denuncie. Disque 180, é gratuito e anônimo”, destacou.