‘Pedalaço pela paz – Conte até 10’ quer ajudar a reverter índices de violência
25/05/2017A campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, que promove ações de conscientização para a redução de crimes e violência praticados por motivos banais, quer chamar atenção para atitudes que ajudem a reverter os altos índices de violência, em especial no Espírito Santo. Uma das atividades é o “Pedalaço pela paz – Conte até 10”, que será realizado no dia 28/05 (domingo), com saída às 7h30 do estacionamento da Capitania dos Portos, em Vitória, em direção a Vila Velha. Os ciclistas atravessarão a Terceira Ponte e seguirão até a Praia da Costa, na Avenida Antonio Gil Veloso, de onde retornarão para o ponto de partida em Vitória (veja o trajeto). Na chegada serão distribuídas água e frutas e haverá sorteio de seis bicicletas, além de outros brindes.
No Estado, a campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude” é realizada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR). Além do apelo pela paz, o passeio tem por objetivo chamar a atenção para o enfrentamento da violência contra mulheres e para o combate à corrupção, uma das responsáveis pelas desigualdades sociais e, dessa forma, pela violência.
“A sociedade capixaba tem dado grandes exemplos de mobilização. Esta é mais uma oportunidade e, por isso, estão todos convidados. Todos somos parceiros na luta contra a violência e a corrupção. Chame a família, os amigos, para mostrar que o capixaba quer dar um basta à violência e afirmar que quem é de paz não briga. Conte até 10. Paz. Esta é a atitude”, salientou o promotor de Justiça Pedro Ivo de Souza, coordenador do CACR e da campanha.
O “Pedalaço pela paz – Conte até 10” é produzido pela empresa Alex Produções e Eventos e conta com as parcerias do MPES, do Governo do Estado, das prefeituras de Vitória e de Vila Velha, da ONG Espírito Santo em Ação e de empresas do setor privado. O evento já faz parte do calendário oficial do Estado e acontece desde 1999. Em 17 anos, o evento já reuniu milhares de pessoas e arrecadou mais de 55 toneladas de alimentos, doadas a entidades sociais da Grande Vitória.
Abrindo Portas
Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas também participarão do “Pedalaço pela paz – Conte até 10”, por meio do projeto “Abrindo Portas”, realizado pelo MPES. O projeto consiste no mapeamento das razões que levam esses adolescentes para a criminalidade, bem como a verificação e fiscalização das políticas públicas que devem ser aplicadas pelos municípios e pelo Estado, principalmente nas regiões onde vivem a maioria desses jovens. Também já foram realizadas diversas ações para o projeto, como campanha para a reestruturação das bibliotecas das unidades de internação, a partir de doação de livros e jogos; projeto para o ensino e prática de xadrez, além de passeios orientados.
Como participar do ‘Pedalaço pela paz – Conte até 10’
Os interessados devem trocar dois quilos de alimentos não perecíveis por um kit que contém camisa e boné (para os 1.500 primeiros inscritos). A concentração será no estacionamento da Capitania dos Portos, a partir das 6h30. Uma banda vai recepcionar os ciclistas de toda a Grande Vitória. O passeio começa às 7h30. Por segurança, a organização orienta que os participantes tenham mais de 12 anos de idade.
O pedalaço contará com um trio elétrico que seguirá à frente dos participantes, além de batedores de trânsito e ciclistas da organização do evento, devidamente uniformizados, que auxiliarão na segurança. Uma ambulância e um caminhão de apoio também farão o percurso. Na chegada serão distribuídas água e frutas e haverá sorteio de seis bicicleta.
Pontos de troca para obter o kit
· Supermercado Extrabom – Lojas de Itacibá (Cariacica), Itapoã (Vila Velha), Goiabeiras e Valparaiso (Serra)
· Armazém Bicicletas, em Gurigica – Vitória
· Celeiro das Bicicletas, em Novo México – Vila Velha
Terceira ponte estará parcialmente interditada
A Terceira Ponte estará parcialmente interditada para realização do “Pedalaço pela Paz – Conte até 10”. A previsão é que interdição aconteça apenas em uma pista, das 7h30 às 10 horas, nos dois sentidos.
Durante o passeio, os ciclistas passarão pela Terceira Ponte (sentido sul), utilizando a pista da direita. Enquanto isso, a pista da esquerda estará livre para passagem de veículos. Após percurso em Vila Velha, os ciclistas voltarão para Vitória pela Terceira Ponte (sentido norte), também utilizando apenas a pista da direita.
As vias do trajeto estarão devidamente sinalizadas. A RodoSol orienta que os motoristas tenham atenção ao passar pelo trecho e respeitem o limite de velocidade. Em caso de emergências, os usuários poderão ligar para o Centro de Controle o Operações da concessionária, que atua 24 horas no monitoramento da via. O telefone de emergência da RodoSol é 0800 979 0060.
Serviço
Pedalaço pela paz – Conte até 10
Domingo, dia 28/5
6h30: Concentração na Praça do Papa
7h: Abertura / alongamento
7h30: Saída
Percurso: Estacionamento da Capitania dos Portos – Terceira Ponte – alça da Terceira Ponte – R. Erothildes P. Medina – Av. Antonio Gil Veloso – Rua Ceará – Terceira Ponte – Praça do Papa