Sistema SEI começa a funcionar no MPES

Começou a funcionar nesta quarta-feira (08) no Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) o Sistema Eletrônico de Informações – SEI. A plataforma é um sistema de gestão de procedimentos e documentos administrativos eletrônicos, já adotado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e que pretende promover a sustentabilidade, rapidez, economia, facilitar o acesso às informações, aprimorar a segurança e a confiabilidade dos dados e diminuir a burocracia. 

A implantação do sistema foi iniciada com o pagamento de água e de energia elétrica, solicitações ao Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CADP) e procedimentos da Assessoria de Controle Interno (ASCI).

O objetivo da Procuradoria-Geral de Justiça é que, até o final de 2018, o sistema eletrônico seja utilizado em todos os procedimentos administrativos da área-meio do MPES.

 

SEI!

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente à administração pública, o SEI já é utilizado por diversos órgãos públicos, como o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público.

As principais características do sistema são a mudança do uso do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento de conhecimento e atualizações em tempo real.

Por meio da utilização desse sistema, pretende-se promover sustentabilidade, rapidez, economia, além de facilitar o acesso às informações, aprimorar a segurança e a confiabilidade dos dados e diminuir a burocracia.