MPES participa de ‘Ação Nacional em Defesa dos Recursos Hídricos’
02/03/2018O objetivo do encontro foi fomentar as discussões e interlocuções do tema, bem como disseminar e estimular a prática de boas iniciativas por parte das unidades do Ministério Público. A coordenadora do Grupo de Trabalho de Recuperação do Rio Doce, promotora de Justiça Monica Bermudes Medina Pretti, representou o MPES nas discussões. “O encontro resultou na elaboração de uma Proposta de Recomendação endereçada à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, com vistas a fomentar que os Ministérios Públicos da União e dos Estados criem grupos de atuação integrada na defesa dos recursos hídricos, justamente porque as bacias estão interligadas e têm reflexos em toda a região onde se situam. Esse foi o maior objetivo do encontro”, salientou Mônica Bermudes.
Durante o evento, a promotora de Justiça participou de um encontro com o fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado, um dos fundadores do Instituto Terra, na sede da Procuradoria-Geral da República. No encontro, que reuniu representantes do Ministério Público Brasileiro, discutiu-se o acesso à água como direito humano, com destaque para a preservação dos recursos hídricos.
Salgado apresentou o esboço de um projeto, que busca a criação de um novo modelo econômico para a Amazônia. Ele exibiu um vídeo com enfoque na Amazônia, resultado de uma expedição do fotógrafo à região em 2017. Na abertura do evento, a procuradora-geral da República falou da urgência e da grandiosidade da missão de se preservar a Floresta Amazônica e o direito do acesso à água.
Durante os dois dias do evento, integrantes do CNMP, membros do Ministério Público brasileiro e especialistas da Universidade de Brasília (UnB) e da Agência Nacional de Águas (ANA) abordaram assuntos como a defesa dos recursoshídricos, crise hídrica, despoluição das bacias hidrográficas, casos dos MPs do Mato Grosso do Sul e de Goiás, e realizaram uma oficina de trabalho. Ao fim das atividades, foi realizada plenária para a consolidação da minuta derecomendação para a criação de grupos de trabalho por bacias hidrográficas. A minuta agora está sendo analisada pelos participantes.?