Seminário “Ética, Controle e Transparência” é realizado em Alegre

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou, na quinta-feira (01/03), o seminário “Ética, Controle e Transparência” no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Alegre. O evento, feito em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), contou com a presença de representantes de mais de 12 municípios, incluindo o prefeito de Dores do Rio Preto, o vice-prefeito de Muniz Freire, vereadores de Castelo e mais de 60 servidores. Na sexta-feira (02/03), o projeto chega a Piúma e será realizado a partir das 13 horas, no Ifes do município.

O seminário tem como objetivo fortalecer os mecanismos de controle interno e transparência, como meios de prevenção e correção administrativa de atos ilícitos nas prefeituras e câmaras municipais capixabas. O projeto capixaba foi eleito uma iniciativa integrante do Fórum Nacional de Combate à Corrupção, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e será replicado por todo o país.

A programação contou com palestras do dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CADP), promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva; da gerente de Controle Interno do MPES, Mariana Andrade Covre; do secretário de Controle Externo do TCE-ES, Romário Figueiredo; do secretário-adjunto de Controle Externo do TCE-ES, Alexsander Binda Alves; do estatístico do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional  (Ceaf), Pedro Pelacani Berger; e do auditor de Controle Externo do TCE-ES, Bruno Fardin Faé.

Destinado a membros do MPES, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, controladores e responsáveis pelos portais da transparência dos municípios, o evento é uma iniciativa do CADP e da Assessoria de Controle Interno (ASCI), com apoio da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e do Ceaf do MPES, em parceria com o Tribunal de Contas.

O lançamento do projeto foi feito em novembro de 2017 no auditório do Complexo Administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça e, desde então, o seminário já foi realizado nos municípios de Nova Venécia e Linhares e agora em Alegre.