MPES participa do lançamento de portal digital da Assembleia Legislativa

O subprocurador-geral de Justiça administrativo e procurador-geral de Justiça nomeado, Eder Pontes da Silva, do Ministério Público do Estado do Espirito Santo (MPES), esteve presente no Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (18/04), no lançamento do projeto “Ales Digital”. O evento também contou com a presença dos chefes dos poderes Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública, além de representantes do Executivo.
 
No encontro, os chefes dos poderes e órgãos estaduais receberam as chaves de acesso ao portal. O Ales Digital consiste na implantação de processo eletrônico, com uso de certificação digital, nos trâmites das áreas legislativa e administrativa do Legislativo estadual. O Parlamento capixaba é o primeiro do país a digitalizar todos os processos e disponibilizá-los de forma simplificada para a população.
 
O procurador-geral de Justiça nomeado parabenizou a Mesa Diretora da Assembleia pela iniciativa e destacou a economia como um importante viés. “O projeto Ales Digital é um grande exemplo de compromisso social, que não se restringe aos interesses da Casa. As instituições públicas são pesadas aos cidadãos e esse projeto vai representar economia em relação aos gastos públicos”, afirmou.
 
Na página do Ales Digital é possível encontrar meios para contatar deputados, acessar uma lista com os parlamentares que compõem a Mesa Diretora e a pauta completa das sessões ordinárias e extraordinárias. Além disso, é possível ter acesso ao banco de dados da Ales e às normas jurídicas do Estado, assim como realizar pesquisas por tipo de proposição, situação, autor, tema, índice cronológico e espécie normativa.