Novos procuradores de Justiça tomam posse em solenidade no MPES
03/05/2018Os novos procuradores de Justiça Karla Dias Sandoval Mattos Silva e Almiro Gonçalves da Rocha tomaram posse em solenidade realizada na sexta-feira (27) no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). Compuseram a mesa solene a então procuradora-geral de Justiça, Elda Márcia Moraes Spedo; a corregedora-geral do MPES, Carla Viana Cola; o comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Alexandre Ofranti Ramalho; e o presidente da Associação Espírito-santense do Ministério Público (AESMP), Adelcion Caliman. Também estiveram presentes procuradores e promotores de Justiça da ativa e aposentados, servidores do MPES, além de diversas autoridades, familiares e amigos dos empossados.
A solenidade contou com a apresentação da banda da PMES e teve início com o juramento dos novos empossados. Em seguida, a procuradora-geral de Justiça, Elda Spedo, discursou. “O dia de hoje representa um marco na vida de cada um dos novos procuradores de Justiça, cujos méritos pessoais os trouxeram até aqui. Para mim, não apenas como membro do Ministério Público, mas especialmente como cidadã, é bastante alentador estar diante de dois membros que demonstram, por meio de suas atuações, que há vida séria, operosa, comprometida e dedicada com a causa pública. A promoção ao segundo grau não é um porto de chegada, mas de mudança. São novas águas, porém, a bússola orientadora continua sendo a mesma, a busca firme e comprometida da ordem jurídica e do regime democrático e da defesa dos interesses sociais indisponíveis”, destacou.
Em tom emocionado, a nova procuradora de Justiça Karla Dias Sandoval falou do amor pela carreira ministerial. “Penso que aqui é que desponta o membro do Ministério Público como peça fundamental, já que, como instrumento de transformação social, deve ser primeiro a promover e a incentivar o espírito de cooperação mútua, afim de nortear e fortalecer as relações entre os vários órgãos, unindo-se aos demais Poderes. Reafirmo o meu compromisso de continuar agindo com firmeza e independência, mas também com serenidade equilíbrio e sobriedade”, pontuou.
“Tenham a certeza de que não faltará esforço e dedicação para continuar representando o Ministério Público com adequada atuação profissional, com postura pessoal, responsabilidade social e correção funcional. Continuo alimentando o sonho de construção de uma instituição cada vez mais forte na defesa dos interesses sociais e da cidadania”, salientou o novo procurador de Justiça Almiro Gonçalves.
O presidente da AESMP, Adelcion Caliman, encerrou a cerimônia parabenizando os novos procuradores e ressaltou a boa gestão do Ministério Público capixaba, que alcança o primeiro lugar no ranking nacional em transparência. “O Ministério Público está pronto para a luta. Vamos continuar sempre em busca da transformação social e do combate à corrupção”, finalizou.
A procuradora de Justiça Karla Dias Sandoval ocupará o cargo de 12º procurador de Justiça Criminal e Almiro Gonçalves será o 17º procurador de Justiça Criminal.
Carreira ministerial
Karla Dias Sandoval Mattos Silva
Ingressou no MPES em 4 de agosto de 1993. Iniciou a carreira como promotora de Justiça Substituta em Muqui, onde ficou por cinco anos. Posteriormente, atuou na Promotoria de Justiça do Júri de Vila Velha e passou também pelas Promotorias de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Alegre e Afonso Cláudio. Em 2004, assumiu a Promotoria de Justiça Junto à Auditoria Militar, onde atuou até a promoção para procuradora de Justiça.
Almiro Gonçalves da Rocha
Ingressou no MPES em 3 de julho de 1991, como promotor de Justiça substituto. Atuou em várias Promotorias de Justiça do Interior, como Boa Esperança, Alegre, Muqui, Nova Venécia, Rio Novo do Sul, Santa Teresa e Linhares. Na Capital, atuou nas Promotorias de Justiça criminais e cíveis, como a Infância e Juventude de Vila Velha e Auditoria Militar. Em 2007 foi eleito presidente da AESMP, sendo reeleito em 2009. Exerceu ainda a presidência do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), no biênio 2009/2011. Antes da promoção, exercia a chefia da Promotoria de Justiça Criminal de Vitória.