MPES e EDP Espírito Santo firmam convênio de eficiência energética

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e a EDP Espírito Santo firmaram convênio que visa analisar e promover a eficiência energética das Promotorias de Justiça da Serra, Cariacica, Guarapari, Viana, Piúma e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), em Vila Velha. O Programa de Eficiência Energética (PEE) da EDP-ES é executado anualmente em instituições públicas em atendimento às necessidades de redução no consumo de energia elétrica e no melhor aproveitamento no uso e distribuição de recursos.
O projeto é realizado na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) desde 2016, gerando uma diminuição de 54% nos gastos com energia. Em 2017 foi assinado o projeto que visa a extensão do PEE para as cinco unidades administrativas. A distribuidora de energia realizará a substituição das lâmpadas tradicionais por modelos eficiente tipo LED, visando reduzir o consumo e promover o uso mais consciente da eletricidade pelo setor de iluminação.
Também será feita a substituição e redimensionamento de parte do sistema de ar condicionado que atenda a demanda da carga térmica das edificações. O esperado é que, com o convênio, haja uma redução de cerca de R$ 40 mil nos gastos com energia nas seis unidades administrativas.
O procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, destacou a importância do convênio para a instituição. “Esta parceria é muito importante no sentido de auxiliar na redução de despesas com energia elétrica, além valorizar a sustentabilidade, em sintonia com outras iniciativas da Administração Superior”, assinalou. Participaram da assinatura do convênio o gestor executivo da EDP, Evandro Scopel Cometti, e o gestor operacional da empresa, Jorge Vilchez Guerrero.