Operação O Facilitador – Nota 1
06/08/2018
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Colatina, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central) e do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, deflagrou nesta segunda-feira (06/08) a Operação O Facilitador para a apuração de crimes de facilitação de fuga de presos e corrupção, relacionados à fuga de dois presos do Centro de Detenção Provisória de Colatina (CDP-COL), em 20 de janeiro de 2018.
Durante a operação, foi efetivada a prisão preventiva de um ex-inspetor prisional, determinada pelo juízo da 3ª Vara Criminal de Colatina. Ele foi encaminhado ao CDP do município, afim de garantir a conclusão das investigações.
As apurações começaram a partir da fuga de dois internos do CDP-COL, no dia 20 de janeiro de 2018. Com o início dos trabalhos, surgiram suspeitas de que o então inspetor penitenciário facilitou uma fuga. Ele atuava por contrato temporário e foi exonerado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) logo após esses fatos. Conforme os autos, o inspetor prisional teria retirado os dois internos de suas celas para trabalharem na área externa do CDP-COL, sem autorização da direção da unidade.
No momento em que esses presos simulavam um trabalho na área externa do CDP, foram resgatados por um veículo, que parou na frente do portão da unidade e os recolheu, fugindo em seguida em alta velocidade. Os dois presos ainda estão foragidos da Justiça. ?Após diligências realizadas pela Promotoria de Justiça de Colatina, com participação do Gaeco, foram reunidos elementos de prova que indicam a prática dos delitos de facilitação de fuga de preso (art. 351 do Código Penal-CP) e de corrupção passiva (art. 317 do CP) pelo então inspetor prisional.
Fotos da Operação: