Operação Corpus – Nota 1
22/08/2018O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), com apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar, deflagrou nesta quarta-feira (22/08) a Operação Corpus. O objetivo é desarticular e colher provas da atuação de organização criminosa constituída para a apropriação ilegal de imóveis rurais, mediante violência, grave ameaça ou fraude contra os proprietários diretos, prática conhecida por “grilagem”. Também foi constatada a prática de falsidade ideológica corrupção e exploração de prestígio, com contribuição direta ou mediata de agentes públicos e terceiros beneficiários.
A operação consiste, inicialmente, no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão pelos agentes do Gaeco e da Corregedoria da Polícia Militar, emitidos pelo juízo da 7ª Vara Criminal de Vila Velha. Quatro membros do Ministério Público coordenam os trabalhos, auxiliados por 22 agentes do Gaeco e policiais militares que, a partir da agora, analisarão conjuntamente documentos, dados de mídias, e depoimentos de investigados e testemunhas que serão colhidos nas próximas semanas.
Os crimes investigados estão previstos na lei nº 12.850/13 (organização criminosa) e no Código Penal (corrupção ativa, passiva, falsidade documental, tráfico de influência/exploração de prestígio). As apurações estão sob sigilo.