Acusado de golpes milionários no setor de café é preso em Natal após denúncias do MPES
29/08/2018O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, o serviço de inteligência do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do município e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), em atuação conjunta, localizaram e cumpriram, na terça-feira (28/08), na cidade de Natal (RN), o mandado de prisão contra um empresário acusado de praticar golpes milionários no Espírito Santo. Ele foi alvo de denúncias do MPES pelos crimes de sonegação fiscal e estelionato.
Entre 2007 e 2008, o empresário foi sócio-proprietário de uma empresa de comércio de café, no município de Nova Venécia. No início das atividades, com a finalidade de conquistar a confiança na região, o denunciado pagava preços atraentes por sacas de café. Com o tempo, já tinha conquistado uma boa fatia do mercado. No entanto, ao perceber que a firma entraria em recuperação judicial, passou a comprar sacas de café com diversos agricultores, sem efetuar o pagamento. Os valores somaram a quantia de mais de 20 milhões de reais. Por essa razão, ele foi denunciado à Justiça e teve a prisão preventiva pedida pelo MPES.
Após evadir-se de Nova Venécia, o empresário foi para Rio Grande do Norte, onde fugia das intimações da Justiça, vivendo em casas de parentes, sem possuir residência fixa. Quando foi preso, em Natal, não reagiu à abordagem. A prisão foi possível em razão do monitoramento realizado pelo Gaeco do MPRN e ao trabalho de inteligência realizados pela Promotoria de Justiça de Nova Venécia e pelo 2º BPM do município.
Veja as denúncias: