Operação Concerto – Nota
04/09/2018
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Central de Inquéritos da Grande Vitória e do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar, Diretoria de Inteligência da Secretaria de Estado da Justiça (DIP/Sejus) e Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, deflagraram hoje (04/09) a “Operação Concerto”.
A ação é realizada simultaneamente em diversos pontos da Grande Vitória e destina-se a desarticular uma organização criminosa com atuação principalmente na região do Bairro da Penha, em Vitória. O líder dessa organização cumpre pena na Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II).
Por meio de relatórios oriundos dos órgãos de inteligência da Polícia Militar, Secretaria de Justiça e DHPP, foi possível esclarecer o funcionamento da organização criminosa. Foi apurado que os líderes da organização, em presídios, enviavam ordens para criminosos em liberdade para darem seguimento a atividades de tráfico de drogas e associação ao tráfico.
As ações coordenadas pelo Ministério Público em parceria com os serviços de inteligência, permitiu, mediante atividades realizadas com autorização da Justiça, monitorar as tentativas de repasse de informações entre traficantes. Em diversas ocasiões as mensagens também foram interceptadas por agentes da Diretoria de Inteligência Prisional. A análise desse material forneceu elementos para a operação.
O Ministério Público investiga diversos membros da organização criminosa e pediu o cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão em pontos suspeitos de serem esconderijo de criminosos, armas de fogo, explosivos e drogas. Estão previstas outras providências em decorrência da operação, em virtude da continuidade das investigações.