Fernando Zardini Antonio – 2008 a 2012

Atualizado em 22/05/2015

 

Capixaba, Fernando Zardini Antonio nasceu no dia 21 de fevereiro de 1967. Cursou o ensino fundamental no Colégio do Carmo e na Escola Montserrat e concluiu o ensino médio no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, todos na Capital.

 

Em 1989, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Fez pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal, pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público (Aesmp) e Consultime, e especialização em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública com Direitos Humanos, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva.

 

Zardini foi membro do Ministério Público Estadual durante 24 anos. Ingressou na instituição como promotor substituto em 1991 e, a partir daí, atuou nas comarcas de Muqui, Guarapari, Alfredo Chaves, Iconha, Piúma, Anchieta, Conceição do Castelo, Nova Venécia, Cariacica, Vila Velha e Vitória.

 

Seu currículo no MPES inclui ainda os cargos de assessor de gabinete, chefe da Secretaria-Geral e gerente-geral.

 

Zardini foi secretário de Estado de Justiça no Governo de Paulo Hartung, de junho de 2004 a janeiro de 2006. Em setembro de 2006, deixou a função de subprocurador-geral de Justiça Administrativo para assumir o cargo de procurador de Justiça.
 

Dois anos depois, foi nomeado procurador-geral de Justiça, cargo que ocupou por duas vezes, até maio de 2012.

 

Zardini sempre pautou sua atuação no combate ao crime organizado e nas questões ambientais. A profissionalização e capacitação dos recursos humanos, a ampliação do quadro de membros e servidores, a modernização administrativa e tecnológica e a construção, reforma, alocação e aquisição de novos imóveis para sedes de promotorias de Justiça em todo o Estado também têm sido o foco de suas administrações.

 

Durante a primeira gestão de Zardini, tomaram posse no Ministério Público os  servidores aprovados no primeiro concurso público para cargos administrativos do MPES. O concurso foi realizado no dia 12 de dezembro de 2007 e homologado em 05 de março de 2008.

 

Também na administração de Fernando Zardini, foi criada a Ouvidoria do Ministério Público do Espírito Santo, com o objetivo de conferir um perfil mais unificado à instituição em âmbito nacional. Ainda nesta gestão, foi inaugurada a Promotoria de Defesa da Mulher e o Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

 

A meta do biênio (2010-2011) foi intensificar o combate à corrupção, ao crime organizado e à sonegação fiscal. Para Zardini, o crime organizado sempre esteve sob vigilância permanente do MPES. As estratégias de combate à corrupção incluíram políticas pedagógicas em escolas, convênios e campanhas a partir do projeto nacional “O que você tem a ver com a corrupção?”. Houve reforço contra a sonegação fiscal, trabalho que permitiu aos cofres estaduais reaver R$ 134 milhões em 2009.

 

Outra prioridade foi o meio ambiente, com parcerias com órgãos ambientais para preservação da água, reflorestamento, ocupação do solo e disposição adequada do lixo. Suas metas incluíram ainda ampliar a agenda de audiências públicas com a sociedade civil; aperfeiçoar o controle de atuação do terceiro setor e estruturar o sistema de assessoria contábil das fundações e das contas públicas em geral.

 

Em 2015, Fernando Zardini deixou a função de 1º procurador de Justiça da Procuradoria de Justiça Especial no dia 18 de maio para assumir o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, conforme Portaria nº 3.494, de 21 de maio de 2015.

 

Zardini é casado com Giovanini Fraga Zanotti e pai de dois filhos, Fernanda Helena Zanotti Antonio e João Vitor Zanotti Antonio.

 

 

 

Referência

 

Diário Oficial do Estado do Espírito Santo. Vitória-ES. n. 22.074. p. 7, 20 mar 2008.