MPES participa de aprovação do Plano Estadual de Recursos Hídricos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participou, na quinta-feira (25/10), da aprovação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-ES), pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH). O objetivo do plano é estabelecer diretrizes para a gestão das águas no Espírito Santo nos próximos 20 anos.

Dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa), o promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira destacou a importância desse planejamento estratégico. “Precisamos do envolvimento de todos para o uso consciente dos recursos hídricos a curto, médio e longo prazo. Temos o mapeamento das bacias hidrográficas do Estado e precisamos recuperar e preservá-las. Vivenciamos recentemente uma crise hídrica muito grave no Estado por conta da seca. Estabelecer as diretrizes para a gestão das águas no Estado é muito importante”, observou.

Durante a elaboração do PERH foram realizados seminários, oficinas interinstitucionais, consultas públicas regionais e reuniões setoriais, para garantir a ampla participação da sociedade e do poder público. O foco é contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Espírito Santo e desenvolvê-lo de forma sustentável e equilibrada, considerando a disponibilidade de água das 14 bacias hidrográficas capixabas.

O diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Alberto Pêgo, ressaltou as contribuições recebidas durante o processo de construção do plano. “Uma das marcas mais importantes do PERH-ES é o envolvimento da sociedade em sua elaboração”, salientou.

A coordenadora técnica do PERH, Monica Amorim, reforçou a importância da participação social e como a contribuição refletiu as necessidades da população. “Percorremos todas as regiões capixabas e nos esforçamos para representar, de fato, um grande acordo social e político, tendo em vista os desafios relacionados à gestão da água”, afirmou.

Confira as fotos.