MPES participa de evento para debater inclusão e acessibilidade
10/12/2018Com o objetivo de conscientizar a população e debater as oportunidades de inclusão e acessibilidade, a primeira edição do Reconecta contou com a participação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), entre 30 de novembro e 3 de dezembro. Soluções e políticas de integração, por meio de ações multidisciplinares, cooperativas e com foco na inclusão e conscientização, foram os principais destaques da programação da Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade (Reconecta).
A promotora de Justiça Sandra Maria Ferreira de Souza ministrou a palestra “A importância do fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa com deficiência”. Foi abordada a necessidade da existência desses conselhos e como superar os desafios de implantação na sociedade.
Também estiveram presentes representantes do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Cape), do Centro de Apoio Operacional Cível e da Defesa da Cidadania (Cacc) e servidores do MPES.
Promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), o evento contou com palestras, oficinas, workshops, apresentações culturais, exposições artísticas, atrações musicais e exposição de veículos adaptados. Com mais de 40 horas de programação, o Reconecta recebeu mais de 5 mil pessoas.
A conferência também celebrou, na segunda-feira (03/12), o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O Reconecta foi organizado pelo MPT em parceria com órgãos públicos, instituições, entidades e conselhos, que direcionam as políticas de atuação para a garantia do exercício dos direitos desse segmento da população.