MPES participa da assinatura da cessão de espaço, reforma e instalação de unidade para autistas
04/04/2019Após o trabalho de articulação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça da Serra, foi assinado, na terça-feira (02/04), o termo de cessão de um espaço para a nova unidade da Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes) naquele município. A assinatura foi no gabinete do prefeito da Serra, Audifax Barcelos.
A antiga Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), em Serra-Sede, ao lado do Fórum Municipal, passará por obras de adequação para receber a instalação. A Amaes da Serra deve atender cerca de 250 autistas.
A Amaes atende hoje cerca de 250 pessoas na sede em Vitória, com serviços de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, professores de educação especial, educação física, serviço social, artes e música. No entanto, a demanda de outros municípios é muito maior que a atual capacidade de atendimento.
“Depois de conhecer a realidade de tantas crianças na fila de espera por atendimento, o MPES buscou uma parceria com o poder público municipal para trazer para a Serra o atendimento da Amaes. As obras e a manutenção do novo espaço serão custeadas por recursos advindos de transações penais. Parte dos valores de sentenças penais arbitradas em multas será direcionado para essa finalidade. É um sonho que está saindo do papel e as crianças autistas vão ter dignidade no seu tratamento”, destacou a promotora de Justiça Paula Fernanda Almeida de Pazolini.
O prefeito também ressaltou a importância da implantação da Amaes na Serra e elogiou a atuação do MPES em defesa dos autistas. “Esse espaço é muito importante para as nossas políticas públicas. Nós entendemos a importância desse movimento, em função das mães, das crianças e adolescentes da Amaes. Quero parabenizar o Ministério Público por estar puxando e lutando por isso”, destacou Audifax Barcelos.