MPES participa da instalação de Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania em Linhares

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participou da solenidade de instalação do 9º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) no Fórum Desembargador Mendes Wanderley, em Linhares, na sexta-feira (26/04). Tais centros são destinados ao diálogo e à pacificação de conflitos por meio de métodos consensuais.

A promotora de Justiça Mônica Bermudes Medina Pretti, integrante do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição dos Conflitos (Nupa), esteve presente na solenidade representado o procurador-geral de Justiça do MPES, Eder Pontes da Silva. Também estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama e a supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos, desembargadora Janete Vargas Simões.

No 9º Cejusc serão realizadas sessões de conciliação e mediação: métodos consensuais de solução de conflitos que podem ser aplicados tanto em fase processual como pré-processual, ou seja, quando a ação ainda não foi ajuizada. O local também vai oferecer atendimento e orientações a qualquer cidadão que tenha dúvidas em questões jurídicas.

De acordo com o diretor do Fórum de Linhares, juiz Cássio Jorge Tristão Guedes, o 9º Cejusc atuará, em princípio, em situações envolvendo questões familiares. Além do magistrado, também atuarão no Centro dois juízes titulares das Varas de Família e cinco servidores do TJES que já concluíram o curso de formação em Mediação Judicial.

Confira as fotos.