MPES lança campanha para discutir a violência de gênero em agosto
02/08/2019O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID), realiza em agosto, mês de conscientização da violência contra as mulheres e aniversário da Lei Maria da Penha, a campanha #MPESpelasMulheres – 13 anos de Lei Maria da Penha.
O objetivo é fomentar a reflexão e o debate em relação à violência de gênero e direitos das mulheres por meio de diversos conteúdos nas nossas mídias e redes sociais, como vídeos e entrevistas, e evento dedicado ao tema. A primeira atividade do calendário é o “VII Encontro Estadual sobre a Lei Maria da Penha: Desafios e perspectivas para proteção integral das mulheres”, que acontece na sexta-feira (02), às 13h, no auditório da PGJ. A Realização é do NEVID, com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), do Centro de Apoio Operacional de Implementação de Políticas de Saúde (CAPS) e do Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos (NPDH).
Para a Coordenadora do NEVID, Promotora de Justiça Cláudia Regina dos Santos Albuquerque Garcia, é necessário estimular políticas públicas para enfrentamento à violência contra as mulheres. “O que precisamos é potencializar a implementação dos mecanismos de proteção dispostos na lei voltados para as áreas de assistência social, saúde, trabalho, segurança pública, habitação, e acelerar a promoção de programas educacionais que disseminem valores éticos de irrestrito respeito à dignidade da pessoa humana, com a perspectiva de gênero e de raça ou etnia. O machismo, fruto da cultura patriarcalista, foi construído, então é possível desconstruí-lo”, conclui.”