“Projeto Animal na Escola” orienta adoção e guarda responsável de cães e gatos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Cariacica, instaurou procedimento para acompanhar o cumprimento da legislação ambiental local. Nos autos desse procedimento, surgiu a ideia da realização de um ciclo de palestras com o tema da adoção e guarda responsável de cães e gatos, denominado “Projeto Animal na Escola”. No primeiro semestre deste ano foram realizadas cinco palestras para um total de 345 alunos.

As palestras abordam os impactos positivos da escolha pela adoção de animais, as responsabilidades que devem ser assumidas pelo dono, regimento da legislação de maus tratos, bem como instruções de cuidados e castração.

A ideia do projeto surgiu em uma reunião realizada entre o promotor de Justiça Luiz Renato Azevedo Silveira e o Comitê Gestor Municipal de Educação Ambiental de Cariacica. A primeira palestra foi realizada no dia 4 de junho e reuniu 103 alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oliveira Castro. A previsão é de que até novembro outras cinco escolas sejam visitadas.